É favor clicar na imagem

quarta-feira, 9 de março de 2011

Castells afirmou que o espaço é "a expressão da sociedade".

2 comentários:

  1. De facto:
    As sociedades, ao verem inauguradas novas formas e processos espaciais, só possíveis graças às revolucionárias tecnologias de informação e comunicação, transformaram-se estruturalmente. Mas, não é linear entender a lógica de tais transformações. De facto, porque o conhecimento, aparententemente simples,de uma relação significativa entre a sociedade e o espaço esconde uma complexidade fundamental, uma vez que o espaço não é reflexo da sociedade, é a sua expressão (como diz Castells).Por outras palavras: o espaço não é uma fotocópia da sociedade, é a sociedade. As formas e os processos espaciais são constituidos pela dinâmica de toda a estrutura social.

    ResponderEliminar
  2. Eu acrescentaria:
    Como Castells afirma,do ponto de vista da teoria social, o espaço é o suporte material de práticas sociais de tempo compartilhado.
    Com o advento do novo espaço como meio de comunicação previligiado- o ciberespaço, como é mais conhecido pelos internautas desde os anos 90- a rede informatizada surge sob a forma de associações complexas de informações, que é considerada por muitos agentes como uma espécie de agenda comum, onde um grande número de dados informatizados pode ser disponibilizado e, com isso, democratizado. Podemos dizer que esse espaço não concreto, mas igualmente real e virtual, reconfigura os modos de relação entre as pessoas em comunidade e, com isso, a própria estrutura de poder centralizado

    ResponderEliminar