É favor clicar na imagem

quarta-feira, 9 de março de 2011

Será que os avanços tcnológicos estão a transformar o planeta na "Aldeia Global"?

2 comentários:

  1. Marshall Macluhan utilizou essa metáfora na obra "O Meio é a Mensagem", explicando que os avanços tecnológicos estavam resumindo o planeta à mesma situação que ocorre numa aldeia, em que todas as pessoas sabem e discutem a vida dos outros. Ou seja, a influência dos avanços tecnológicos influenciam directamente nas transformações sociais num mundo em que pensamos globalmente e agimos localmente.
    Mais tarde, Castells reafirma o pensamento de Macluhan, destacando como as novas tecnologias interferem nas estruturas sociais das sociedades contemporâneas.
    Pessoalmente acredito na bondade destas ideias mas, julgo que tudo é um pouco virtual e, efectivamente, estamos longe da "Aldeia Global"...diria antes que existem "Bairros Globais" e bairros não connectados.

    ResponderEliminar
  2. Eu acrescentaria:
    Ao mesmo tempo que se expandem as redes sociais e comunidades virtuais de aprendizagem, promovendo o e-learning e estimulando a criação de Tecnologias Educativas, que os consumidores se tornam produtores, e que os produtores se tornam consumidores de conteúdos, bens e serviços, num novo mundo económico planetário, sem restrições ou barreiras, induzidos por um processo de colaboração massiva, simultâneamente e em contraposição aos nativos digitais, expandem-se os info-excluidos e os desconectados.
    Sinónimo de aumento brusco de competitividade, mas não necessariamente de prosperidade, ao mesmo tempo que em que dinamiza a economia mundial, milhões de pessoas ficam excluidas das evoluções tecnológicas.

    ResponderEliminar